Óia o trem!/Olha o comboio! 

Foto por SenuScape em Pexels.com

Oi, gente! Tudo bem?

Todo mundo já viu ou já ouviu falar que o que mais se faz para se locomover na Europa são os trens (comboios, em Portugal). Que eles são rápidos, baratos e “chiques”. Isso é u pouco da verdade, mas não é toda a verdade.

*Lembrando que eu não sou especialista, só compartilho informações que eu mesma usei quando montei meu roteiro de 25 dias pela Europa em outubro/novembro de 2019, então algumas informações podem estar diferentes agora, tanto pela passagem do tempo quanto pelo coronavírus, combinado?*

Como em todos os lugares, as coisas têm preços diferentes para serviços diferentes. Quando você compra pacotes ou bilhetes antecipados, por certo terá desconto. A temporada também te ajuda a economizar (essa é a palavra de ordem desse blog!)

Então, como fazer tudo isso e ainda viajar bem? Informação é a chave do seu sucesso! Eu andei atrás de informações em outros sites, blogs e tudo o que pudesse me levar à economia. Entre nos sites das principais operadoras de trens dos países que você vai visitar (vou deixar uma lista com os links no final da publicação); procurei vídeos no YouTube e blogs de viagem (como esse!!!) e as dicas – o Pinterest também pode ser muito seu amigo em horas como essas, não o despreze. Ou seja, vasculhe a internet e a vire de cabeça para baixo, mas não gaste nem um centavo  a mais sem necessidade, certo?

*DICA*: Sempre confira seu bilhete e veja o número do seu vagão (ou carruagem, em Portugal) para que esteja no lugar certo – os números são marcados na plataforma – quando o trem chegar. Caso contrário, terá que atravessar vários vagões até achar o certo e isso sempre é um transtorno, ainda mais se estiver carregando muita bagagem (o que eu, sinceramente, não recomendo).

*DICA 2*: MUITO IMPORTANTE – nunca jogue fora seu bilhete, principalmente antes do bilheteiro passar conferindo, ok? Você pode ser convidado a se retirar caso não tenha seu comprovante de passagem.

Recados dados, vamos ao que interessa.

Foto por Pixabay em Pexels.com

No caso de Portugal, o site da CP (Comboios de Portugal) sempre tem as promoções de temporada. Eu comprei o Bilhete Turístico do Porto e paguei 15 euros por pessoa. Só que ele me dava direito a, no período de 3 dias, ir e voltar de 3 cidades que a linha cobrisse (no nosso caso foi Braga, Guimarães e Aveiro), ou seja, saiu 5 euros cada viagem (ida e volta). Bom demais. Se eu comprasse na hora, cada viagem sairia a 7,50 euros, um valor 50% mais caro. E se economia é o que a gente quer, planejamento é tudo.  

Esse tipo de promoção tinha opção de Lisboa e do Algarve também, mas usamos só esse do Porto (pois o de Lisboa eu “comi mosca” e não fiz) e também não fomos ao Algarve. E você também pode perceber duas coisas nesse meu voucher: a) ele já faz a propaganda do Comboio Histórico do Douro (mas ele só tem em algumas épocas do ano – tem que entrar no site para conferir qual é o período disponível) e b) a validade daquele voucher era de 1 ano! Sim, repare lá na parte destacada, ele valia até agosto de 2020. E isso pode render uma super economia e uma sensação de “top do planejamento”.

Acervo Pessoal: Raquel Milagres de Mattos

Caso esteja viajando com muitas malas (de novo, não recomendo – minimalismo é tudo de bom), confira antes se existe cobrança adicional para malas extras (geralmente é só uma mala de mão que está incluída). Isso serve para quaisquer companhias de trens.

Na França não andamos nesse tipo de trem pois só ficamos em Paris, então só usaríamos transporte público coletivo urbano. Mas é possível que se façam compras antecipadas pela internet, caso você queira ir a outras cidades francesas.

*Geralmente quando se vai a Versalhes, indicam o trem. Não sei o porquê, mas é isso o que acontece. Eu não recomendo pois: é uma estação um pouco distante do centro (e sim, parece que só tem essa que é direta) e quando se chega lá, ainda tem que andar um tanto – acho que cerca de um quilômetro – e, na ida é tudo agradável, mas na volta, depois de andar por aquela imensidão que é o palácio, você vai estar morte com farofa. Não faça isso. 

*O que ninguém te fala é que existe uma linha de ônibus que sai do centro de Paris e que te leva lá com comodidade. E é claro, eu só descobri quando estava vindo embora, já perto da estação de trem e com bilhete de volta comprado (daria até um perrengue, né?)

Bilhete de trem para Bruges, saindo de Bruxelas – Acervo pessoal: Raquel Milagres de Mattos

Na Bélgica só iríamos a Bruges, mas mesmo assim comprei o bilhete antecipado em um mês (e já custou 15,20 euros por pessoa – ah, e atenção aqui: fim de semana é mais caro e minha mãe, por ter mais de 60 anos, pagou metade da tarifa!).

No final das contas, não andamos tanto assim de trem como geralmente as pessoas acham que vão, mas todas as vezes que precisamos fazer, tivemos sucesso. Os trens eram limpos e confortáveis, mas sem luxo. Eram eficientes no que se propunham, pronto.

Quem dera que no Brasil tivéssemos uma malha ferroviária tão grande e tão eficiente quanto as europeias. E não estou desmerecendo ou sendo eurocêntrica, mas infelizmente é verdade. Lá não só tem como funciona e agora eles estão expandindo, com um trem que vai de Lisboa a Paris – é claro que ainda não é um trem-bala ou um direto, mas já é um avanço.

Conclusão: informação é a chave da economia em uma viagem (e em tudo na vida, né).

*BÔNUS*

Eu não viajei de trem para a Espanha porque não fui até lá, mas o dia em que for, quero me basear no canal do YouTube Espanha Total. Eles são incríveis, adoram andar de trem e seus vídeos são ótimos, muito bem estruturados e você ainda pode cadastrar seu e-mail para receber newsletters muito informativas. (Não estou ganhando nada, tá? É só porque eles são bons mesmo!)

Recentemente eu descobri que há um aplicativo para celular em Portugal que te dá a real situação dos comboios por lá, é o Suprimidos.pt, além do já conhecido Moovit

Links para os trens/comboios:

CP – cp.pt

SNCF – https://www.thetrainline.com/pt-br/empresas-ferroviarias/sncf

E se estiver planejando sua viagem, aqui vai uma playlist para te deixar no clima (dos trens).

  1. O trem das Sete – Raul Seixas
  2. Encontros e Despedidas – Milton Nascimento/Maria Rita
  3. Trem das Onze – Adoniran Barbosa
  4. Maria Fumaça – Kleiton e Kledir

E fique à vontade para adicionar mais algumas! (e me conte aqui quais foram)

Abraços literários e muitas viagens (por qualquer meio de transporte!)

Até à próxima!

Um comentário em “Óia o trem!/Olha o comboio! 

Deixe um comentário